segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos

As nove áreas de gerenciamento de projetos são as seguintes:


  1. Integração
  2. Escopo
  3. Tempo
  4. Custo
  5. Qualidade
  6. Recursos Humanos
  7. Comunicação
  8. Risco
  9. Procurement

Dentro destas áreas temos 44 processos divididos em cinco grandes grupos de processos, como descrito no PMBOK Guide - Third Edition, na qual me baseio para este blog.

Seguem algumas definições importantes:

  • Projeto - um esforço temporário para criar um único produto, serviço ou resultado. Temporário não significa necessariamente curto em duração, muitos projetos duram vários anos.
  • Programa - um grupo de projetos relacionados de uma forma coordenada para obter benefícios e controle indisponíveis se gerenciados individualmente.
  • Gerenciamento de Projetos - a aplicação de conhecimento, skills, ferramentas e técnicas de atividades de projetos para cumprir requerimentos de projetos. Gerenciar projetos inclui identificar requerimentos, estabelecer objetivos claros e atingíveis, balancear demandas concorrentes com escopo bem definido, além de tempo e custo controlados.
  • Ciclo de vida de um projeto - um conjunto de fases de projeto sequenciais, cujos nomes e números são determinados pelas necessidades de controle da organização ou organizações involvidas no projeto. São definidos: qual trabalho técnico deverá ser feito em cada fase, quando os deliverables deverão ser gerados, quem será envolvido em cada fase e como será controlado e aprovada cada fase do projeto.
  • Sponsor ou Patrocinador - é a pessoa ou grupo de pessoas que irá prover os recursos financeiros para o projeto.

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