quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Escrevendo um Project Charter

Prezados leitores, venho falar hoje sobre um assunto muito procurado no meu blog e na internet que é como elaborar o Project Charter, sendo traduzido por alguns como Termo de Abertura do Projeto. Outros consideram como Proposta de Atendimento de Serviço de Projeto. Eu prefiro chamar de Project Charter ou Proposta de Projeto.
O Project Charter é o documento que autoriza formalmente o início do projeto. O termo de abertura do projeto concede ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto. Quem autoriza o início do projeto é o sponsor ou patrocinador, que é responsável por financiar o mesmo.
O termo de abertura do projeto, diretamente ou referenciando outros documentos, deve abordar as seguintes informações:
  • Requisitos que satisfazem as necessidades, desejos e expectativas do cliente, do patrocinador e de outras partes interessadas;
  • Necessidades de negócios, descrição de alto nível do projeto ou requisitos do produto para o qual o projeto é realizado;
  • Objetivo ou justificativa do projeto;
  • Gerente de projetos designado e nível de autoridade atribuída;
  • Cronograma inicial com os milestones sinalizados;
  • Influência dos stakeholders;
  • Organizações funcionais envolvidas, suas dependências e sua participação;
  • Premissas organizacionais, ambientais e externas;
  • Restrições organizacionais, ambientais e externas;
  • Caso de negócios justificando o projeto, incluindo o retorno sobre o investimento;
  • Orçamento sumarizado;
  • Plano de Riscos sumarizado;
  • Plano de Qualidade resumido;
  • Devem estar descritos os papéis e responsabilidades de cada stakeholder envolvido.
Para a elaboração do Project Charter é necessário que esteja definido entre as partes envolvidas o SOW (Statement of Work) ou Declaração do Trabalho e, caso seja aplicável, um contrato entre as partes.

No SOW devem estar definidos:
  • a necessidade de negócios: que pode se basear em: treinamento necessário, demanda de mercado, avanço tecnológico, requisito legal ou norma governamental;
  • Descrição do escopo do produto: documenta os requisitos do produto e as características do produto ou serviço para os quais o projeto será realizado;
  • Plano estratégico – todos os projetos devem dar suporte às metas estratégicas da organização.
Além disso, devem ser respeitadas a cultura, estrutura da empresa e todos os fatores ambientais aonde a empresa está inserida.
Outro fator são os ativos da organização como políticas, procedimentos, planos e diretrizes formais e informais cujos efeitos devem ser considerados.

Estarei no próximo post detalhando mais este processo e colocando um exemplo no formato de template.
Forte abraço.

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